quinta-feira, 26 de junho de 2008

Como entrevistar.

-Pergunte-me como!-

O primerio passo não é, necessariamente, convidar o entrevistado. Na verdade, você pode cometer um grande erro dessa forma. A premeira coisa a fazer é pensar objetivamente, claramente e por que não nitidamente no que vai te guiar, a partir do momento em que você decide entrevistar alguem, que é o tema! O proposito! O objetivo! O motivo que te levou antrevistar tal pessoa. Na realidade, pode não ser o motivo pelo qual o levou a entrevistar a pessoa, mas o tema é a linha tracejada que vai te orientar a partir de agora.



Evite temas mediocres, banais ou temas muito batidos, o famoso clichê! Sua entrevista tornar-se-á muito mais interessante e atraente, com uma sabia escolha do tema.

Escolhido o tema, verifique se não há muita disparidade entre ele e a pessoa que você decidiu entrevistar .Uma linha tênue entre os dois é "sine qua non" para uma exímel entrevista.



Feito isso, e pressupondo que você ja domina o item anterior com muita naturalidade, esbouçe uma serie de perguntas e topicos importantes que valem a pena serem aborbados. Mas não formule suas perguntas "finais" agora, faça-a em forma de rascunho, afinal de contas é apenas um esbouço.

Ao termino disso você terá muitas peruntas repetitivas e desordenadas. Esmiuçe o maximo possivel(usando uma tecnica, presumo, ja conhecida -o resumo). Ordene suas perguntas e topicos como uma dissertação mesmo: introdução, desenvolvimento e fim!



Quando finalmente o dia chegar(depois é claro de você achar um lugar agradavel), não va vestido como se ainda estivesse em casa ou num passeio com amigos. Mostre ao entrevistado que se importa e é interessado.



A pessoa que entrevista -você- deve deixar bem a vontade o entrevistado, permitindo que fale! (que diga-se de passagem, é o que eles mas fazem) Sabendo disso, previna-se! Deixe a vontade mas não permita que ele desenvolva um monologo! Intervenha quando necessario. Quando o tema de resposta fugir muito do abordado pela pergunta, por exemplo.



Seja educado(sempre), simpatico(sempre), comedido(sempre), bem humorado(bem humorado não quer dizer idiota!), defenda sua ideias debatendo, discutindo (nunca ofendendo ou pre-conceituando), use os conhecimentos adquiridos em sua vida( finalmente aquele assunto que você achava unutil pode "vir a calhar"), não siga a risca o que escreveu, improviso é fundamental, descontração tambem.



Não leve tão a serio algo que você sente prazer em fazer.



Por fim, defenestre esse texto a la Max Geringer(consultor de meia idade mais charmoso que ja vi), afinal ainda não entrevistei ninguem....

[por enquanto]

2 comentários:

Unknown disse...

vou entrevistar uma pessoa importante e o tema é primeiro emprego! que perguntas eu posso fazer? se possivel mande pro meu e-mail valeria_htinha_@hotmail.com

Anônimo disse...

preciso fazer uma entrevista send qlqr tema..é muito importante p mim..se eu fosse entrevistar um cárdio q pergntas eu deveria fazer...me ajude..
cristyanebuaes1@hotmail.com