quarta-feira, 11 de junho de 2008

o bom e velho portugues.

zapiando pelo orkut, encontrei uma comunidade muito, digamos assim, interresante.
titulo: gazear, defenestrar , empalar( http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1853491)
porém, não fiquei corgitando possiveis significados pra essas palavras tão peculiares, como Veríssimo fez. Fui direto ao aurelião e pude afirmar de modo absoluto o significado de tais palavras.
Além de saciar minha curiosidade, tambem fiquei chocada com o nível de especificação que a lingua portuguesa possiu.
Enquanto que, como eu ja disse, jovens e mais jovens seguem por aí escrevendo cada vez mais erroniamente (como eu por exemplo), nossa querida lingua preserva essas pérolas...
sinceramente, não sei mais o que se pode ser feito por esse tão belo idioma. [depois da abolição do trema, e agora do acento de ideia, é que não sei mesmo....]

gazear=1.Soltar a voz (a garça, a andorinha, etc.); gazular, gazilar, gazinar:
defenestrar= essa ja é velha. não vou nem colocar mais...
empalar=1.Ato ou efeito de empalar. 2.Suplício que consistia em espetar o condenado em uma estaca, pelo ânus, deixando-o assim até morrer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pô, diz ai o que é defenestrar, hehe.
Abraços