domingo, 29 de junho de 2008

Gosta?

Gosta de sentir algo esfregar em você?
Fazer você suar, ficar bem perto?
Novas posições:atras, frente...
entrar, sair, subir, mexer devagar, gosta?
...

meu bem, ande de onibus!!!

[essa é velha
mas eu sempre caiu na risada]

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Como entrevistar.

-Pergunte-me como!-

O primerio passo não é, necessariamente, convidar o entrevistado. Na verdade, você pode cometer um grande erro dessa forma. A premeira coisa a fazer é pensar objetivamente, claramente e por que não nitidamente no que vai te guiar, a partir do momento em que você decide entrevistar alguem, que é o tema! O proposito! O objetivo! O motivo que te levou antrevistar tal pessoa. Na realidade, pode não ser o motivo pelo qual o levou a entrevistar a pessoa, mas o tema é a linha tracejada que vai te orientar a partir de agora.



Evite temas mediocres, banais ou temas muito batidos, o famoso clichê! Sua entrevista tornar-se-á muito mais interessante e atraente, com uma sabia escolha do tema.

Escolhido o tema, verifique se não há muita disparidade entre ele e a pessoa que você decidiu entrevistar .Uma linha tênue entre os dois é "sine qua non" para uma exímel entrevista.



Feito isso, e pressupondo que você ja domina o item anterior com muita naturalidade, esbouçe uma serie de perguntas e topicos importantes que valem a pena serem aborbados. Mas não formule suas perguntas "finais" agora, faça-a em forma de rascunho, afinal de contas é apenas um esbouço.

Ao termino disso você terá muitas peruntas repetitivas e desordenadas. Esmiuçe o maximo possivel(usando uma tecnica, presumo, ja conhecida -o resumo). Ordene suas perguntas e topicos como uma dissertação mesmo: introdução, desenvolvimento e fim!



Quando finalmente o dia chegar(depois é claro de você achar um lugar agradavel), não va vestido como se ainda estivesse em casa ou num passeio com amigos. Mostre ao entrevistado que se importa e é interessado.



A pessoa que entrevista -você- deve deixar bem a vontade o entrevistado, permitindo que fale! (que diga-se de passagem, é o que eles mas fazem) Sabendo disso, previna-se! Deixe a vontade mas não permita que ele desenvolva um monologo! Intervenha quando necessario. Quando o tema de resposta fugir muito do abordado pela pergunta, por exemplo.



Seja educado(sempre), simpatico(sempre), comedido(sempre), bem humorado(bem humorado não quer dizer idiota!), defenda sua ideias debatendo, discutindo (nunca ofendendo ou pre-conceituando), use os conhecimentos adquiridos em sua vida( finalmente aquele assunto que você achava unutil pode "vir a calhar"), não siga a risca o que escreveu, improviso é fundamental, descontração tambem.



Não leve tão a serio algo que você sente prazer em fazer.



Por fim, defenestre esse texto a la Max Geringer(consultor de meia idade mais charmoso que ja vi), afinal ainda não entrevistei ninguem....

[por enquanto]

domingo, 22 de junho de 2008

prezado Edson

Não sei por que não respondes minhas cartas. Recebestes a camisa do santos que te enviei? uma presentão, não foi?
Olha, queria dizer que não achei nem um pouco sensato aquela denuncia repentina. Depois de todos esses anos, era pra no minimo, voce ter consideração por toda nossa historia. É totalmente desnecessario esse tipo de atitude. Sempre fui fiel e tu vens com essa? Depois da tradicional pelada do domingão , dia desses, fui falar e tu chamastes os seguranças. Pra que isso? Eu so queria te ajudar...dar umas dicas...
E naquele dia no centro beneficente?Você nem olhou...
Se seu recentimento era comigo, não tinha nada que descontar na minha filha, recusando ser seu padrinho...
Se foi o sueter que minha mãe fez, não precisa disso, na proxima vez ela faz aquele bolo que tu gostas tanto.
Saiba que depois que tu fozestes aquela denuncia absurda e precipitada, os "cabras" foram la em casa e revistaram tudo. Viraram meu apartamento de cabeça pra baixo e se não bastasse, me levaram pra um interrogatorio sem é nem cabeça, e me deixaram apreendido numa cela minuscula sem banheiro e comida.
Agora minha mulher quer pedir divorcio!
Isso é coisa que um amigo faça?Vê o que fizestes? Não estava satisfeito de me xingar de todos os possiveis palavrões, na saida daquele jogo em são paulo?Depois de todo meu companheirismo e lealdade. É isso que nossa amizade vale?
Apoiei tudo que tu fizestes. Era o unico que comprava teus produtos. Eu! Eu que praticamente te sustentava. E agora todo esse desdén! Um amigo como eu não se acha facilmente.
Saibas que estou profundamente magoado contigo Pelé! Estou muito decepcionado!
Espero sinceramente que mudes essa situação. Em prol de todos aqueles anos...

Sinceramente,
Formiga.

domingo, 15 de junho de 2008


sabe o que se faz com a culinaria de uma civilização milenar???
é só por em um recipiente plástico, lacrar com papel filme, colocar sachês de molho, e vender num supermercado famoso por R$3,87 100g...
R$38,00 o kg é o que se paga por mil anos de uma cultura globalizada...

À bunda

"Olha, desta vez você passou das medidas. Só não boto você para fora, agora, porque é a sua cara dar escândalo.

Estou cheia de você atrás de mim o tempo todo. Fica se fazendo de fofa, enquanto, pelas minhas costas, chama a atenção de todo mundo para meus defeitos.Você está redondamente enganada se pensa que eu vou me rebaixar ao seu nível – o que vem de baixo não me atinge. Mas faço questão de desancar essa sua pose empinada.

Por que nunca encara as coisas de frente?
Fica parecendo que tem algo a esconder. Por acaso, faz alguma coisa que ninguém pode saber?Você é, e sempre foi, um peso na minha existência – cada papel que me fez passar... Diz-se sensível e profunda, mas está sempre voltada para aquilo que já aconteceu. Tenho vergonha de apresentar você às pessoas, sabia?
Por que você nunca encara as coisas de frente, bunda? Fica parecendo que, no fundo, tem algo a esconder. Por acaso, faz alguma coisa que ninguém pode saber?
O que há por trás de todo esse silêncio?
Você diz que está dividida e que eu preciso ver os dois lados da questão. Ora, seja mais firme, deixe de balançar nas suas posições.
Longe de mim querer me meter na sua vida privada, mas a impressão que dá é que você não se enxerga. Porque está longe de ter nascido virada para a lua e costuma se comportar como se fosse o centro das atenções.
Bunda, você mora de fundos, num lugar abafado. Nunca sai para dar uma volta, nunca toma um sol, nunca respira um ar puro. Vive enfurnada, sem o mínimo contato com a natureza. O máximo que se permite é aparecer numa praia de vez em quando, toda branquela.
Não é de admirar que esteja sempre por baixo. Tentei levar você para fazer ginástica, querendo deixar você mais para cima, mas fingiu que não escutou.
Saiba que você não é mais aquela, diria até que anda meio caída. E vai ter que rebolar para mexer comigo, de novo, da maneira que mexia.
Lembro do tempo em que eu, desbundada, sonhava em ter um pouquinho mais de você. Agora, acho que o que temos já está de bom tamanho. E, pensando bem, é melhor pararmos por aqui antes que uma de nós acabe machucada.
Sei que qualquer coisinha deixa você balançada, então não vou expor suas duas faces em público. Mas fique sabendo que, se você aparecer, constrangendo-me diante de outras pessoas, levarei seu caso ao doutor Albuquerque*.
Lamento, isso dói mais em mim do que em você, mas você merece o chute que estou lhe dando. Duplamente decepcionada,..."

(fernanda young)

quarta-feira, 11 de junho de 2008

o bom e velho portugues.

zapiando pelo orkut, encontrei uma comunidade muito, digamos assim, interresante.
titulo: gazear, defenestrar , empalar( http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1853491)
porém, não fiquei corgitando possiveis significados pra essas palavras tão peculiares, como Veríssimo fez. Fui direto ao aurelião e pude afirmar de modo absoluto o significado de tais palavras.
Além de saciar minha curiosidade, tambem fiquei chocada com o nível de especificação que a lingua portuguesa possiu.
Enquanto que, como eu ja disse, jovens e mais jovens seguem por aí escrevendo cada vez mais erroniamente (como eu por exemplo), nossa querida lingua preserva essas pérolas...
sinceramente, não sei mais o que se pode ser feito por esse tão belo idioma. [depois da abolição do trema, e agora do acento de ideia, é que não sei mesmo....]

gazear=1.Soltar a voz (a garça, a andorinha, etc.); gazular, gazilar, gazinar:
defenestrar= essa ja é velha. não vou nem colocar mais...
empalar=1.Ato ou efeito de empalar. 2.Suplício que consistia em espetar o condenado em uma estaca, pelo ânus, deixando-o assim até morrer.

a arte de amar

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus – ou fora do mundo.As almas são incomunicáveis.
Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

(manuel bandeira)
-------------------------------

recomendações:
leiam "o banquete" de platão
e "a arte de amar" de ovidio.