segunda-feira, 25 de agosto de 2008

"Abaixo os puristas"




É notável que o estudante brasileiro tem sérios problemas. Problemas com o ensino público, problemas com a leitura, problemas com a aprendizagem, um amontoado de problemas que faz desse estudante um dos piores do mundo, segundo o PISA.


Andreas Schleicher compara os professores à médicos do séc. XIX, dizendo que agem solitários e movidos pela intuição, e completa que para tornar a carreira de professor atraente, muito mais que salários acima da média, eles tem que ter o talento reconhecido e a capacidade intelectual estimulada. Pensando em como o estudante brasileiro finalmente terá seu lugar ao sol, com um sistema público de qualidade assim como os países top de linha em educação, remeti a semana de 22, onde parnasianos perplexos ao som de "os sapos" entraram para historia dando lugar ao novo, ao moderno.


Esses professores são parnasianos, com fórmulas e métodos ultrapassados. Enquanto não houver uma séria e eficaz reforma educacional dando lugar ao moderno eficiente, esse país continuará tendo professores parnasianos e alunos medíocres. E até o governo brasileiro não colocar a educação em primeiro plano, continuaremos a desfilando entre as primeiras colocações de rankings internacionais. Olhando de baixo pra cima, é claro!




8 comentários:

Paola disse...

É isso mesmo, e para completar a cena, o governo federal encasquetou com o tal do ProUni, como se universidade fosse resolver o problema.
Apesar de todos os avanços, apesar de todo conhecimento adquirido as escolas públicas, e muitas particulares continuam acreditando nos velhos conceitos do palnque, do silêncio, do festival de nucas .
Quantas escola ousam? Não há desculpas para nada, Freinet, durante a Guerra, encontrou-se numa sala escura, sem recursos, abriu a janela e saiu com seus alunos, levou-os para aulas -passeios, como costumava chamar, a letra das crianças era muito feia, não dava tempo melhorar isso, ele resolveu usar a imprensa, e as crianças imprimiam seus textos-livres, o livro da vida.
É tão fácil, mas antes é preciso incentivar os professores, mostrar-lhes outras possibilidades, mas os nossos especialistas continuam achando que a prova é importante para o futuro.
Educação de qualidade, requer um mínimo de recursos, um mínimo de investimento.
Aqui há pano para manga.
Depois continuo!

de mulher pra mulher disse...

Oi coisinha linda,queria agradecer vc no meu outo blog...e quanto ao que vc escreveu prefiro me calar..pois acho um asurdo...se eu começar não paro mais rsrrs
suave seja!!
bjOsss...no coração
.
.
Sandrinha

Cruela Veneno da Silva disse...

ISSO ME LEMBRA UM EX GOVERNADOR DE MINAS QUE DISSE: PROFESSOR NÃO É MAL PAGO, É MAL CASADO.

KKKKKKKK

MAINHA QUASE TEVE UM PIRIPAQUE DE RAIVA

Cruela Veneno da Silva disse...

ISSO ME LEMBRA UM EX GOVERNADOR DE MINAS QUE DISSE: PROFESSOR NÃO É MAL PAGO, É MAL CASADO.

KKKKKKKK

MAINHA QUASE TEVE UM PIRIPAQUE DE RAIVA

meus instantes e momentos disse...

vim conhecer teu blog, e gostei, gostei daqui. Principalmente da sua definição no " quem sou eu"
Parabens pelo blog.
Tenha um belo dia.
Maurizio

Bárbara Fiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bárbara Fiz disse...

Olá, estou pela primeira vez em seu blog e já adorei a forma como tu se expressa no mesmo...
Quanto a esse problema do ensino no Brasil, concordo que da maneira q vamos nunca chegaremos ao primeiro pódio do ranking, pois aqui no rio de janeiro pra completar e mostrar mais ainda q o governo não está nem ai pro ensino das crianças carentes q não tem como pagar um bom colégio, eles criaram a aprovação automática e os pais sem instrução não reivindicaram e a coisa ficou por isso mesmo, ou seja, no futuro teremos uma porção de estudantes que terminaram o 3° ano sem saber o que se passou na 5° série... É triste, mas é o Brasil.
Um abraço. ;]

Bell Bastos disse...

A educação do brasil é uma vergonha e ainda tem muuuuito caminho pela frente pra que se torne algo bom mesmo. E tenho dito (sem paciência pra comentário cult).